Crie momentos de alegria com seus filhos nesta quarentena
Mais um dia de confinamento e nossa filha de quatro anos agora reclama de tudo o que, até há pouco tempo, era uma novidade. Como por exemplo, tomar café com os pais, sem pressa para sair de casa. Se nas primeiras semanas, o pãozinho com requeijão e a vitamina de abacate eram saboreados com um sorriso; hoje são motivos de reclamação e acompanhados de frases como: na escola, o lanchinho da manhã era diferente a cada dia!
É fato, nossas crianças também estão estressadas, angustiadas e ansiosas com as restrições do isolamento social. Estão começando a se sentir menos criativas, ao repetirem as mesmas coisas dia após dia. Muitas delas estão com medo de não conseguirem aprender sem um professor ao lado, enquanto outras estão preocupadas com o fato de terem esquecido o que estavam aprendendo na escola. São sentimentos de medo e de frustração, que precisam ser respeitados.
Lembro-me, ainda no começo desta quarentena, quando contei sobre o bichinho invisível que estava proibindo nossa filha ver suas amiguinhas e seus avós, ou de passear com nosso cãozinho. Estávamos em seu quarto e, enquanto explicava sobre a importância de ficarmos seguros em casa, ela começou a pintar uma de suas princesas. “Mamãe, olha...a Rapunzel está segura, não é? Ela não sai nunca daquela torre!”, disse orgulhosa de sua percepção.
Então entendi que nós não podemos forçar momentos de alegria, mas podemos ajudar nossos filhos a se concentrarem em atividades que irão ajudá-los a atravessar esse período de incertezas. Pois qualquer atitude que traga risadas a você e seus filhos ajudará ambos a passarem por esses tempos difíceis, acalmando a mente e diminuindo o estresse. E agradeça a possibilidade de estar com eles nesse momento, permitindo-se desligar um pouco dos seus afazeres profissionais e domésticos.
Sejam felizes e fiquem seguros em casa. Logo tudo isso vai passar.
Crédito da foto: Designed by prostooleh / Freepik